Notícias

PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DA URBELUZ AVANÇAM PARA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES

PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DA URBELUZ AVANÇAM PARA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES

Companhia foi a primeira empresa no Brasil a assinar um contrato de PPP em Iluminação Pública e Prédios Públicos

A partir da resolução da ANEEL, em 2010, que transferiu a responsabilidade das Distribuidoras de Energia de cuidar dos parques de Iluminação Pública dos Municípios para as prefeituras, a Urbeluz avança sua atuação nos contratos de Parcerias Público-Privada (PPPs) para gestão, operação e manutenção dos parques de iluminação. 

Em 2014, a Urbeluz foi a primeira empresa no Brasil a assinar um contrato de PPP em Iluminação Pública e Prédios Públicos, na cidade de São João de Meriti (RJ). Hoje, dos 10 contratos (nove vigentes) assinados em PPP de Iluminação Pública no país, a Urbeluz possuí quatro, nas cidades de São João de Meriti/RJ, Caraguatatuba/SP, Mauá/SP e Marabá/PA.

Os projetos da Conasa/Urbeluz são considerados os mais performados e operacionais em Iluminação Pública no Brasil, com o complemento de possuírem 100% de telegestão nas novas luminárias instaladas. Com a corrida dos municípios em se tornarem mais eficientes e modernos, a perspectiva é somente de crescimento.

Os avanços do setor se somam à busca de projetos voltados à construção das chamadas cidades inteligentes por meio da Iluminação Pública. Dessa forma, além da troca de 100% dos parques de iluminação para a tecnologia LED e economia de até 80% nas contas de energia, a Companhia está fomentando a implantação da comunicação entre luminárias, a telegestão, o que permite a operação das luminárias em longa distância e em tempo real. 

Os projetos se adequam às necessidades específicas de cada prefeitura como a inserção na iluminação pública de câmeras de segurança, wi-fi, sensores de presença, controle de tráfego, entre outros itens essenciais para a busca da inteligência e eficiência na gestão municipal.

Após a corrida dos municípios para se adequarem à resolução da ANEEL, uma imensa gama de prefeituras se aproxima da realidade das PPPs. No planejamento estratégico da Conasa/Urbeluz está a participação no maior número de licitações municipais com o objetivo de aumentar a sua atuação nos projetos nacionais do setor.