Alunos receberam cartilhas e assistiram palestra com foco na educação ambiental
A Conasa, plataforma de investimentos em concessões de infraestrutura de médio porte em saneamento, iluminação pública e rodovias, fez a entrega nesta sexta-feira (11) de uma estação compacta de filtragem de água para a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral José Fernandes Coelho, em Petrolina, Pernambuco, beneficiando diretamente 175 estudantes que recebiam água diretamente do corpo hídrico. A iniciativa faz parte do envolvimento da empresa com ações ambientais no Sertões 2023, o maior rally das Américas que está acontecendo nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará.
Além da instalação da estação, a equipe da Conasa realizou palestra aos alunos sobre cuidados com o meio ambiente e entregou uma cartilha com foco na educação ambiental. “Estamos muito felizes com esta ação da Conasa que vai garantir aos nossos estudantes o consumo de uma água devidamente filtrada, melhorando a qualidade de vida e a saúde das nossas crianças. A palestra foi bastante produtiva e importante para ampliar o repertório dos nossos estudantes e funcionários, e a cartilha será um apoio aos professores que irão intensificar o uso nas aulas de ciências e na replicação do conhecimento para as famílias dos estudantes”, destacou Janicleia Amorim, gestora da instituição.
Os alunos e professores também interagiram com um treinamento para o cultivo de hortas pedagógicas e orgânicas com a equipe da Eccaplan, consultoria de sustentabilidade, que também recebe o apoio da Conasa para a destinação correta de todos os resíduos produzidos ao longo do percurso da prova, o que totaliza 3,8 mil km. O projeto Sou Resíduo Zero, da Eccaplan, visa reduzir ao máximo a geração de resíduos e garantir que resíduos produzidos sejam separados, reciclados ou descartados corretamente. Durante os Sertões, vários empregos estão sendo gerados por meio do envolvimento de cooperativas locais.
"Estamos extremamente gratos pela parceria com a Conasa e os Sertões 2023 na realização das ações de hortas pedagógicas, compostagem e gestão de resíduos, da campanha Sou Resíduo Zero. Mais do que as ações ambientais no evento, temos conseguido promover o desenvolvimento local, apoiando cooperativas de catadores e levando conhecimento ambiental para estudantes, que irão replicá-los às suas famílias e comunidades”, afirmou Fernando Beltrame, Presidente da Eccaplan.
Entrega de filtros de água potável
Na próxima semana, famílias localizadas em áreas rurais sem saneamento, nas cidades de Petrolina, Raso da Catarina, Crato, Camocim e Preá, receberão um total de 250 filtros de água potável desenvolvidos pela Conasa. Eles são compostos de dois baldes atóxicos de 10 litros, torneira e vela de filtro tradicional. Além da manutenção facilitada, o modelo é facilmente replicável.
Junto com os filtros, as famílias receberão cartilhas explicativas sobre a importância do consumo da água tratada, alerta às doenças relacionadas à falta de saneamento e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água.
E no dia 18 de agosto, a Escola de Ensino Fundamental Pedro Marques da Cunha, localizada em Cruz, também em Pernambuco, recebe a segunda estação compacta de filtragem de água doada pela Conasa, beneficiando 166 alunos que passarão a consumir água tratada.
“O percurso dos Sertões mostra uma outra realidade do Brasil que precisa ser notada. As nossas ações visam compartilhar conhecimento sobre os cuidados com o meio ambiente e oferecer recursos práticos e replicáveis para que mais famílias tenham acesso à água tratada para consumo, o que impacta diretamente na saúde, na qualidade de vida e em oportunidades o desenvolvimento das pessoas e das localidades”, destacou Mario Marcondes Neto, presidente da Conasa e piloto nos Sertões 2023.