Notícias

Águas do Sertão inicia novos investimentos para ampliar o acesso ao saneamento em Alagoas

Águas do Sertão inicia novos investimentos para ampliar o acesso ao saneamento em Alagoas

A Águas do Sertão, empresa de saneamento da Conasa em Alagoas, começou novas obras essenciais para ampliar o acesso a saneamento no estado.

A Águas do Sertão, empresa de saneamento da Conasa em Alagoas, começou novas obras essenciais para ampliar o acesso a saneamento no estado. Estão sendo implantados 32 quilômetros de rede de esgoto no município de São Miguel dos Campos, com obras iniciadas em 22 de abril.

A cidade foi escolhida para dar início a nova fase da força-tarefa que chegará, progressivamente, a todos os 34 municípios atendidos pela concessão. “Este projeto representa não apenas a melhoria das condições sanitárias locais, mas também o cumprimento do Marco Legal do Saneamento. Alagoas foi um dos estados pioneiros do país ao realizar leilões de concessão dos serviços de saneamento básico, enfrentando historicamente os desafios deste setor”, afirma Cassiano Costa, gerente de engenharia da Águas do Sertão.

Além disso, a concessionária deu início, em 8 de maio, a obras de implantação de 2.700 metros redes de distribuição de água em Delmiro Gouveia. Com investimentos de mais de 150 mil reais, a ampliação da rede vai levar mais água e qualidade de vida para aproximadamente 1.400 pessoas do conjunto Sônia Monteiro.

Tecnologia Moderna e Sustentável

Nas obras, a Águas do Sertão utilizará uma moderna tubulação produzia em PEAD (polietileno de alta densidade), tipo de material mais resistente que, além de aumentar a vida útil da tubulação, demanda menos manutenção, o que demonstra o compromisso da empresa com práticas construtivas eficientes e sustentáveis.

“Ampliar o acesso à água e prestar melhores serviços para a população são nossos compromissos prioritários, e nossas equipes estão, diariamente, dedicadas nesse desafio”, destaca Antônio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Cabe destacar que, mesmo antes desses novos investimentos no conjunto Sônia Monteiro, já vínhamos atendendo necessidades imediatas, como reparos na rede provisória em casos de falta de água e vazamentos”, completa.

Ampliação do escopo de obras da Águas do Sertão

No último mês, o Governo de Alagoas assinou o termo de transferência de obras de reservatórios na região da Bacia Leiteira para a Águas do Sertão. A assinatura foi feita em cerimônia com a presença dos secretários de Estado do Governo e de Infraestrutura, Vítor Pereira e Gustavo Torres.

Esse é mais um passo importante para o avanço no saneamento básico no interior do estado. Essa infraestrutura e demais componentes do sistema de abastecimento de água das cidades de Dois Riachos, Palestina, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, todas no Sertão de Alagoas, passam a ser de gestão da Águas do Sertão.

A ação faz parte do acordo firmado com o governo do Estado, em março deste ano, e prevê uma série de investimentos ajudando a retomar projetos que estavam na responsabilidade da Casal e da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Mais um movimento com impacto direto na segurança hídrica desses municípios e que irá oferecer à população alagoana serviços de saneamento de qualidade, impactando positivamente o bem-estar e a saúde pública.