Notícias

SISTEMA DE GESTÃO E COMPROMETIMENTO DA EQUIPE SÃO DESTAQUES NA RECERTIFICAÇÃO DA CONASA SANESALTO

SISTEMA DE GESTÃO E COMPROMETIMENTO DA EQUIPE SÃO DESTAQUES NA RECERTIFICAÇÃO DA CONASA SANESALTO

Companhia é certificada pelas NBR ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade) e NBR ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) desde 2011. Três certificadoras já auditaram os processos internos, sempre com destaque ao sistema integrado, levantamento de requisitos legais e regulamentares e comprometimento da equipe com a gestão

No final de 2009 a Conasa Sanesalto iniciou o processo de pesquisa para verificação de normas de sistemas de gestão que se adequassem ao perfil da empresa e, em 2010, decidiu concentrar esforços para a implantação de um Sistema de Gestão Integrado baseado nas NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade e NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, com foco na busca da satisfação do cliente e na diminuição dos impactos ambientais.

“Os sistemas de gestão são diferenciais competitivos porque agilizam o fluxo de informações, eliminam trabalhos redundantes, executam o atendimento a requisitos legais aplicáveis ao ramo de atividade da empresa e identificam e diminuem os impactos ambientais significativos, ampliando a eficiência e eficácia dos processos internos”, ressalta Lia Dias, gerente administrativa da Conasa Sanesalto.

A Companhia foi certificada em 2011, com processos de recertificação a cada três anos. A conquista da ISO 14001 foi considerada um grande diferencial. “São poucas as empresas que alcançam a certificação ambiental justamente por encontrarem dificuldades na conscientização de todas as partes envolvidas, no levantamento dos impactos ambientais significativos e no atendimento ao extensivo rol de leis ambientais existentes no país”, diz André Velloso, Superintendente da Conasa Sanesalto.

Os ciclos de auditoria na Companhia desde então vêm sendo realizados com diferentes órgãos de certificação externa. “Iniciamos com a BRTV (primeiro ciclo de três anos), depois com a DNV (ciclo de mais 3 anos) e agora com a Bureau Veritas, considerada referência no Brasil. Em todas elas recebemos destaques importantes no gerenciamento do Sistema Integrado de Gestão”, afirma Lia.

Para os auditores da Bureau Veritas Certification, Paulo Silveira Ivo e Carlos Alberto Martins, a auto avaliação da empresa pelas certificações já é um balizador do seu nível de maturidade que abrange liderança, estratégia, sistemas de gestão, recursos e processos para identificar pontos fortes e fracos, além de oportunidades tanto de melhoria quanto de inovação, do ponto de vista econômico e ambiental. “A sustentabilidade de uma organização passa necessariamente por essas duas dimensões”, ressaltam.

Em relação à Conasa Sanesalto, de acordo com os auditores, “os usuários do sistema de coleta e tratamento de esgoto podem se assegurar de que os serviços prestados pela Companhia primam pelo atendimento eficaz e pela constante busca da satisfação do cliente final, sem deixar de atender também às exigências do poder concedente”, afirmaram.

Ainda de acordo com eles, “ambos os sistemas de gestão - Qualidade e Meio Ambiente - estão bem implementados, maduros e com todos os seus processos monitorados de forma aderente aos padrões normativos, atendendo aos critérios de certificação estabelecidos pelo organismo acreditador Inglês UKAS e pelo próprio Bureau Veritas Certification por meio do adequado comprometimento da liderança e da análise de riscos e oportunidades identificados e continuamente monitorados”, concluíram.