Entenda sua fatura

A tarifa residencial, é composta pelo valor do TBDCO - Tarifa Básica de Disponibilidade de Capacidade Operacional de consumo (R$ 34,42/mês) mais o valor por m³ consumido em cada faixa de consumo por economia.

Clique para ver as explicações sobre a Fatura.PDF

O valor cobrado pela água em cada mês reflete o TBDCO mais a movimentação do hidrômetro no período. Digamos que o hidrômetro de sua casa marcava 12 metros cúbicos em 03 de janeiro e 25 metros cúbicos em 03 de fevereiro. O valor cobrado na fatura seria referente então ao consumo de 13 metros cúbicos (diferença entre a leitura inicial e final). Um metro cúbico é equivalente a mil litros de água.

O hidrômetro se movimenta apenas quando há consumo ou vazamentos. Ou seja: toda a variação ocorrida entre a leitura inicial e a leitura final de seu hidrômetro é reflexo da passagem de água pelo cavalete que fica na entrada da rede de abastecimento do imóvel.

Alguns exemplos, feitos levando em consideração a situação de um cliente residencial com uma única edificação, ajudam a entender melhor o cálculo da sua fatura:

Exemplo 1:

Na leitura inicial o hidrômetro de sua residência marcava 10 metros cúbicos. Passado um mês, a nova leitura indica que o hidrômetro chegou a 20 metros cúbicos. Passaram pelo hidrômetro, portanto, 10 metros cúbicos de água. A fatura terá valor equivalente ao TBDCO mais o valor de 10 metros cúbicos consumidos.

Exemplo 2:

Na leitura inicial o hidrômetro de sua residência marcava 20 metros cúbicos. Passado um mês, a nova leitura indica que o hidrômetro chegou a 35 metros cúbicos. Passaram pelo hidrômetro, portanto, 15 metros cúbicos de água. O valor da fatura será determinado então através de um cálculo bastante simples.

Dos 15 metros cúbicos gastos, 10 se encaixam na faixa de consumo chamada R1 – de 0 a 10 metros cúbicos. Os outros 5 metros cúbicos de água gastos se enquadram na faixa chamada de R2 (consumo efetivo entre 11 e 15 metros cúbicos).

O valor final da fatura será calculado levando em conta o TBDCO mais o consumo de dez metros cúbicos da faixa R1 e cinco metros cúbicos da faixa R2.

A estrutura de cálculo baseada em faixas de consumo é válida para todos os consumidores e qualquer volume de gasto.

O valor do serviço de coleta e tratamento de esgotos, cobrado em áreas onde o sistema está disponível, é equivalente a 100% da tarifa de água.


Ficou alguma dúvida? Mande-nos uma mensagem.

Mandar uma mensagem