Notícias

CONASA É APOIADORA DE AÇÕES AMBIENTAIS DO SERTÕES 2023

CONASA É APOIADORA DE AÇÕES AMBIENTAIS DO SERTÕES 2023

Iniciativas incluem gestão de resíduos no percurso, entrega de filtros de água às famílias sem saneamento e instalação de duas centrais de distribuição de água em escolas públicas

A Conasa Infraestrutura, presente em várias regiões do Brasil com operações de concessão de saneamento, iluminação pública e rodovias, é apoiadora de ações ambientais do Sertões 2023, o maior rally das Américas, que acontece de 11 a 19 de agosto em três estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia e Ceará. A iniciativa engloba a destinação correta de resíduos produzidos no trajeto, ações de educação ambiental em escolas e doação de filtros de tratamento da água para famílias sem saneamento durante o percurso da prova, num total de 3.800km.

A gestão de resíduos acontecerá nas Vilas Sertões, nas cidades de Petrolina, Crato, Sobral, Cruz e na Praia do Preá, e será realizada com a participação das cooperativas locais. Além de proporcionar a destinação correta de todos os resíduos recicláveis e comuns, a ação vai proporcionar geração de renda para as comunidades.

Duas escolas públicas, localizadas em Petrolina e em Cruz/Preá, foram selecionadas para receberem centrais de distribuição de água com tecnologia da startup de impacto social Água Camelo para filtragem da água. As escolas foram escolhidas de acordo com critérios relacionados à necessidade de saneamento e ainda receberão palestras sobre a importância da gestão de resíduos e treinamento para a implantação de hortas pedagógicas e orgânicas, ministradas pela equipe da Eccaplan - Consultoria de Sustentabilidade.

Já as famílias, localizadas em áreas rurais sem saneamento, em Petrolina, Raso da Catarina, Crato, Camocim e Preá, receberão um total de 250 filtros de água desenvolvidos pela Conasa. Eles são compostos de dois baldes atóxicos de 10 litros, torneira e vela de filtro tradicional. Além da manutenção facilitada, o modelo é facilmente replicável.

A ideia da criação dos filtros nasceu de uma experiência do presidente da Conasa, que também é piloto da equipe Braço Curto MotorSport, vivenciada durante uma das edições em que precisou aguardar atendimento mecânico, em local remoto, por várias horas. Ao receber água de moradores da comunidade local, em uma tonalidade amarelada, percebeu a ausência de tratamento e a necessidade urgente da mudança dessa realidade. A partir daí solicitou à equipe da Conasa a criação de um filtro que pudesse ser montado com materiais acessíveis.

Os filtros foram desenvolvidos pela primeira vez no ano passado e entregues às famílias e à escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança, localizada no município de Mateiros/TO, no total de 60 unidades. Junto com os filtros, as famílias recebem cartilhas explicativas sobre a importância do consumo da água tratada, alerta às doenças relacionadas à falta de saneamento e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água.

“Praticamente, vamos entregar uma quantidade quatro vezes maior neste ano. A mudança na vida das pessoas quando passam a ter acesso à água e ao esgoto tratado é enorme. O saneamento deveria ser a prioridade número um no Brasil. A estatística diz que a cada 1 real investido em saneamento se economiza 4 reais em saúde, o que já justifica todo o investimento necessário para a mudança desta realidade no país”, afirmou Mario Marcondes Neto, presidente da Conasa Infraestrutura.