Eventos acontecem nas escolas até sexta e será aberto à comunidade no sábado
Os olhos atentos, vidrados na programação que conta história, mostram que as crianças se importam sim com assuntos do cotidiano, e estão curiosas e interessadas em aprender mais sobre o meio ambiente. Esta é a proposta da Semana do Dia Mundial da Água, que segue com agenda movimentada até sexta-feira em escolas municipais de Itapema, e no sábado com atividades abertas à comunidade, na Orla da Meia Praia e na Praça da Paz.
“Sabemos da importância de trabalhar desde cedo com as crianças as questões ligadas ao cuidado com a natureza, falar da relevância água, do saneamento, da atenção ao nosso rio, de não jogar lixo no rio. E fazer isso de uma forma lúdica amplia a assimilação do conhecimento. Mostrar que as ações são simples, desde que a gente comece dentro de casa e pratique fora de casa”, considera Alethéia Gomes Colla, diretora da escola Luiz Francisco Vieira, no bairro Ilhota.
Segundo ela, os alunos se divertiram enquanto aprenderam. “Eles ficaram bem felizes e agitados. E a gente entende essa euforia, porque estavam com saudades desse tipo de atividade, depois de dois anos de pandemia sem poder receber teatro na escola”, comentou, agradecendo a iniciativa da Conasa Águas de Itapema e Faaci- – Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema, e do apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
O primeiro dia de programação da Semana do Dia Mundial da Água envolveu cerca de 120 crianças e pré-adolescentes do quarto ao sexto ano, num momento de descontração, interação e novas descobertas. A agenda contou com a apresentação do projeto pelo biólogo Rodrigo Bicudo Merege, diretor de Educação Ambiental, Parques e Reservas da Faaci. E seguiu com a exibição de um vídeo sobre o trabalho essencial prestado pela Conasa no saneamento do município. A partir daí, o teatro de bonecos com a peça “Conta Gotas, História da Água”, da Companhia Khaos Cênica, ganhou o palco e divertiu a garotada.
“É muito fácil a gente abrir a torneira, puxar a descarga, tomar banho, e a água estar disponível. Mas de onde vem essa água e para onde ela vai? O grande objetivo desse trabalho é alertar a população em geral para essas questões – captação, tratamento da água, abastecimento e tratamento de esgoto - e trazer tudo isso para as crianças de uma forma leve, que elas possam se divertir e compartilhar o que aprenderam com a família” considerou o biólogo, destacando os materiais que estão sendo distribuídos pela Conasa como a cartilha sobre Caminhos da Água e os livrinhos de história sobre o meio ambiente para colorir.
A Semana do Dia Mundial da Água segue com atividades diárias em mais quatro escolas do município. No sábado o envolvimento é para a comunidade, com atração circense na Orla da Meia Praia e na Praça da Paz.
SERVIÇO:
Horários de apresentações nas escolas: 10h30 e 15h45
Dia 22 - Maria Linhares
Dia 23 - Oswaldo dos Reis
Dia 24 - Bento Eloi
Dia 25 - Francisco Vitor Alves
Apresentações abertas ao público
Dia 26 – 10 horas - Orla da Meia Praia
Dia 26 – 16 horas - Praça da Paz