Cerca de 300 estudantes do 9º ano vão conhecer as etapas necessárias no preparo da água para consumo humano
Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a Conasa Águas de Itapema vai receber cerca de 300 alunos de 9º ano de duas escolas da rede pública - Francisco Vitor Alves (Morretes) e Oswaldo de Oliveira (Várzea) - durante toda a semana, de 20 a 24 de março, para visitas guiadas na Estação de Tratamento de Água Morretes.
O projeto, denominado “O universo por trás da torneira” vai compartilhar com os alunos o caminho percorrido pela água, da captação à distribuição, passando por todas as etapas de tratamento que incluem coagulação, floculação, filtragem e desinfecção. Após os testes de qualidade, a água pura e pronta para consumo é armazenada em reservatórios espalhados pela cidade e distribuídas para a população por adutoras e redes.
“São várias as etapas necessárias para garantir o abastecimento da população e esse universo, que envolve o ciclo da água, acontece todos os dias, e está por trás do simples ato de abrir a torneira. Nas visitas vamos mostrar aos alunos o processo para o tratamento da água que inicia na captação e finaliza na distribuição, e os procedimentos que garantem qualidade para que a água esteja pronta para o consumo humano”, afirma Denis Grassi, superintendente de operações da Conasa Águas de Itapema.
A capacidade de produção da água tratada em Itapema é de quase 50 milhões de litros por dia, e a de reservação de mais de 9 milhões de litros. A cidade conta ainda com lagoas de reservação de água bruta com capacidade para 500 milhões de litros para abastecimento em períodos de alta demanda ou estiagem prolongada.
A iniciativa da Conasa Águas de Itapema está sendo realizada em parceria com a Faaci (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema) e Secretaria Municipal de Educação.