Notícias

JORNALISTA AMBIENTAL ANDRÉ TRIGUEIRO FARÁ PALESTRA EM ITAPEMA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

JORNALISTA AMBIENTAL ANDRÉ TRIGUEIRO FARÁ PALESTRA EM ITAPEMA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Inciativa da Conasa Águas de Itapema chama a atenção para a sustentabilidade do meio ambiente

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Conasa Águas de Itapema traz para a cidade o jornalista global André Trigueiro, especialista em jornalismo ambiental. Ele fará palestra aberta ao público sobre o tema ‘Gestão Sustentável da Água: Um desafio urgente’, às 19h30, no Itapema Beach Resort. A participação no evento é gratuita com inscrição prévia pelo site www.aguasdeitapema.com.br/palestra

A temática da palestra tem o objetivo de ampliar as discussões com a comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente e a relevância da sustentabilidade ambiental para a qualidade de vida do cidadão. “O país campeão mundial de água doce é reconhecido internacionalmente pela abundância, mas não pela gestão inteligente desse precioso recurso. Estamos perdendo a guerra contra a poluição e o desperdício. Ainda há tempo de virar esse jogo”, afirmou Trigueiro.

Jornalista e pós-graduado em Gestão Ambiental, André Trigueiro é editor-chefe do programa Cidades e Soluções da Globo News e articulista da Folha de S.Paulo. É ainda professor de Geopolítica Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro e criador do curso de Jornalismo Ambiental na PUC-Rio. Possui vasta experiência em coberturas internacionais e na produção de reportagens e séries, principalmente sobre temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais pela qualidade e importância dos trabalhos que produz.

Saneamento em Itapema

Em quase 15 anos de atividade e com o aporte de investimentos superiores a R$ 166 milhões, a Conasa Águas de Itapema universalizou o abastecimento de água no município. A capacidade de produção total da cidade em todas as ETAs é hoje de quase 50 milhões de litros dia e a reservação de água tratada superior a 9 milhões de litros. As lagoas de reservação de água bruta construídas pela Companhia contam com capacidade de 290 milhões de litros, o que faz de Itapema ser autossuficiente durante todo o ano e nas temporadas de verão quando a cidade recebe população flutuante 10 vezes superior ao número de habitantes.

A coleta e o tratamento do esgoto, que não existiam em 2004 na chegada da Companhia, receberam investimentos em instalações de redes coletoras, interceptores, emissários e estações elevatórias, culminando com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em 2007. Hoje 74% do esgoto recebe tratamento, índice que avançará para 90% em 2020. Os investimentos realizados pela Companhia garantiram a melhoria crescente na qualidade de vida dos habitantes de Itapema e do meio ambiente, projetaram a cidade como destino turístico e impulsionaram a economia local.