Em evento no Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental reconheceu boas práticas de 54 companhias públicas e privadas de todo o país
A CONASA Águas de Itapema, concessionária dos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água do município de Itapema, recebeu na noite de quarta-feira (28), nas dependências do Rio Centro, no Rio de Janeiro, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), ciclo 2018. Outorgado pela Associação Brasileira de Engenharia (ABES), a condecoração - reconhecida como a mais importante em seu segmento na América Latina, consagra as companhias que se diferenciam na boa gestão de suas atividades, fomentando práticas inovadoras, especialmente na área do saneamento ambiental.
Representada no evento por executivos e técnicos, a CONASA Águas de Itapema abriu sua participação na terça-feira (27), apresentando durante um painel específico, seu método de trabalho, do planejamento à implantação, o qual rendeu à empresa o Troféu Quíron Bronze - Nível I, categoria "As Melhores em Gestão de Saneamento Ambiental".
Esta é a segunda vez consecutiva que a CONASA Águas de Itapema é vencedora do PNQS, situando o município entre as melhores empresas na gestão no saneamento ambiental no País. Em atividade desde 2004, a concessionária já investiu mais de R$ 140 milhões, proporcionando 100% de água tratada e 74% de rede de esgoto à população local.
Instituído em 1997 pela ABES, os critérios de avaliação do Prêmio Nacional em Qualidade em Saneamento são minuciosos e avaliados por uma equipe técnica competente, que analisa aspectos de excelência em liderança organizacional, práticas sustentáveis e comprometimento com as convenções de impactos sociais e ambientais.
Segundo o superintendente da CONASA Aguas de Itapema, Eduardo Vergutz, “o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado pela Companhia por dois anos consecutivos significa que a empresa vem atendendo com competência e responsabilidade os desafios da gestão do saneamento básico no município, proporcionando à cidade alcançar indicadores referenciais tanto para a qualidade de vida do cidadão quanto para o seu desenvolvimento socioeconômico e sustentável”.
Water Week
A entrega do prêmio aconteceu durante a programação do Rio Water Week, o mais importante evento sobre água no mundo, que contou com a participação de 1.500 representantes de organizações, empresas e profissionais do setor, tal como especialistas da comunidade acadêmica. Pela primeira vez realizado no Brasil, o evento abordou os temas relevantes como políticas públicas e soluções e tecnologias existentes em todo o planeta, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU (ODS 6) - Água e Esgoto para todos até 2030.