Notícias

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA COMEMOROU 14 ANOS DE ATIVIDADE

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA COMEMOROU 14 ANOS DE ATIVIDADE

Empresa já investiu mais de R$ 140 milhões em redes de tratamento de água e esgoto

Em 14 anos de atividade e com o aporte de investimentos superiores a R$ 140 milhões, a Conasa Águas de Itapema universalizou o abastecimento de água no município e já alcançou o índice de 74% de tratamento do esgoto, serviço até então inexistente antes da chegada da Companhia. Com a construção de uma lagoa de reservação de água bruta e de investimentos constantes na construção e gerenciamento das Estações de Tratamento de Água, o município está hoje amplamente abastecido com água tratada, sendo autossuficiente também nas temporadas de verão.

Neste período, de quase uma década e meia, Itapema registrou uma das maiores taxas de crescimento populacional no Brasil. Hoje são mais de 60 mil habitantes fixos e mais de 500 mil turistas durante as temporadas de verão. Os investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário elevou o município ao patamar de melhor serviço de saneamento básico de Santa Catarina.

Os investimentos realizados possibilitaram que a vazão de 141 litros por segundo, existente no início das operações da Conasa, saltasse para 573 litros por segundo neste período de 14 anos. A capacidade de produção total da cidade em todas as ETAs é hoje de quase 50 milhões de litros dia e a reservação de água tratada superior a 9 milhões de litros. A lagoa de reservação de água bruta, abastecida na baixa temporada com água da chuva, conta com capacidade de 290 milhões de litros.

A chegada da Companhia também proporcionou a realização de uma das demandas mais aguardadas pela comunidade local. A coleta e o tratamento do esgoto, que não existiam em 2004, receberam investimentos em instalações de redes coletoras, interceptores, emissários e estações elevatórias, culminando com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em 2007, no bairro Morretes. Os investimentos garantiram a melhoria crescente na qualidade de vida dos habitantes de Itapema e do meio ambiente, projetaram a cidade como destino turístico e impulsionaram a economia local.

Reconhecimento

No ano passado, a Conasa Águas de Itapema recebeu o PNQS - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - ABES. A Companhia foi reconhecida pelos seus serviços na categoria "Compromisso com a Excelência” que destacaram aspectos de liderança organizacional, implementação de estratégias e relacionamento com clientes, posturas positivas como investimentos em ações ambientais e sociais, promoções voluntárias de ações sustentáveis e compromisso com as tratativas de impactos socioambientais.

Neste ano, a Companhia foi certificada com o selo da versão 2015 da ISO 9001. Após uma auditoria minuciosa realizada em várias etapas, a Conasa Águas de Itapema passou a integrar um seleto grupo de grandes marcas que se destacam no mercado internacional com foco em gestão de qualidade, geração de resultados e relacionamento com os clientes.

Os serviços realizados pela Companhia estão respaldados ainda na portaria 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e na Lei Estadual 14.675/2009 para o lançamento da água do tratamento do esgoto em corpos hídricos. Testes para o rigoroso controle da qualidade da água tratada são realizados em laboratórios próprios e terceirizados conforme a legislação vigente – Portaria 2.914 do Ministério da Saúde de 2011 e Resolução Conama 357/2005.