Prefeitura da Estância Turística de Salto - 05 de outubro de 2017
Salto é a 19ª cidade com melhor avaliação no saneamento dentre 231 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Ranking da Universalização do Saneamento 2017, elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Dentro da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o município é o segundo melhor avaliado, ficando atrás apenas de Votorantim.
O estudo foi elaborado conforme os seguintes critérios: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. A Abes aponta que Salto é uma das melhores cidades na categoria “Compromisso com a Universalização”.
O ranking destaca que o município abastece com água tratada 99,3% dos moradores. A coleta de esgoto, por sua vez, atinge 95,7% das moradias. O tratamento de esgoto atinge 88,32% da cidade, enquanto o índice de coleta de resíduos sólidos é de 100%.
Dentro da RMS, Salto fica em segundo lugar, perdendo para Votorantim, mas à frente de cidades como Itu, Sorocaba e Tatuí. A pontuação do município também é superior à de Indaiatuba.
Cidades da Grande São Paulo
O Ranking da Universalização do Saneamento 2017 traz dados ainda de municípios da Grande São Paulo, que são banhados pelo Rio Tietê. Osasco, apesar de coletar 100% dos resíduos sólidos, trata apenas 23,9% do esgoto coletado. Santana de Parnaíba, por sua vez, coleta 35,86% do esgoto e trata somente 10,28%.
Segunda maior cidade do Estado de São Paulo, Guarulhos coleta 87,53% do esgoto. No entanto, apenas 3,06% do esgoto produzido é tratado. Já São Paulo, capital, coleta 96,34% do esgoto e trata 55,51%.