CORREIO DO MUNICÍPIO | Edição 254 - 11 de dezembro de 2015, pg 07
Entrevista com Thiago Ramos, diretor técnico da Conasa – Águas de Itapema
Investimentos da Conasa garantem abastecimento de água e tratamento de esgoto durante e temporada.
A Conasa – Águas de Itapema vem adotando melhorias e ampliações na capacidade de tratamento de água e esgoto no município para preservar o bem estar dos moradores. Todo o sistema de esgotamento sanitário foi estudado e projetado entre os anos de 2005 e 2006, e implantado em 2007. Os equipamentos eram os mais modernos disponíveis no mercado. No entanto, para atender a demanda e seguir as tendências tecnológicas, a Conasa está modernizando seu estrutura.
O jornal Correio do Município entrevistou o diretor técnico da Conasa, Thiago Ramos, para saber quais melhorias foram implantadas e qual a expectativa de abastecimento para a temporada.
Correio do Município: O que exatamente foi feito na elevatória do Centro da cidade nos últimos meses?
Thiago Ramos: Aquela elevatória existe desde 2009 inclusive com uma parte aérea. Como a construção era antiga, foi necessário colocar aquela caixa que ficava acima do nível do terreno para armazenar as bombas e equipamentos. Desde 2014 estamos modernizando e aumentando a capacidade de bombeamento das principais elevatórias do município, pois estas estão chegando em seu limite de capacidade em detrimento do crescimento da cidade.
Em 2014 ampliamos duas elevatórias, a da Rua 255 e da Rua 277. Esse ano, ampliamos a da Rua 205, substituindo com bombas mais potentes, e a da Rua 133, mas esta não era possível simplesmente substituir as bombas, o poço de captação precisava ser ampliado também. Então aproveitamos essa demanda para colocar bombas submersas na água, que são mais modernas e seguras, e tiramos aquela caixa que tinha lá na frente da orla, que inclusive era um pedido dos moradores.
CM: Explique qual a função das estações elevatórias.
T.R: As residências lançam seu efluente nas redes coletoras, e essas os encaminham até as estações elevatórias por gravidade. As bombas têm a função de levar o efluente até a estação de tratamento de esgoto, que fica no fundo do bairro Morretes. A estação específica na Rua 133 manda para a elevatória da 165, e a 165 manda para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Elas são poços vedados, sem contato externo, e essas bombas levam para as elevatórias para ser tratado esse esgoto e devolvido ao meio ambiente numa qualidade regida por lei.
CM: Mesmo com o tratamento de esgoto, por que durante a temporada diversos pontos da praia se tornam impróprios para o banho:
T.R: Itapema possui cerca de 60% de suas residências ligadas à rede coletora, mas 40% ainda não possuem tratamento de esgoto adequado. Algumas dessas residências passam seu esgoto por filtro e fossa e outras despejam direto nos rios, mais especificamente no Bela Cruz e no Perequê. Como esses rios desembocam no mar, a balneabilidade da praia se torna imprópria. Quando se pensa em poluição dos rios e mares não podemos olhar Itapema isoladamente, precisamos olhar Porto Belo Também, principalmente o bairro Perequê que não possui tratamento de esgoto, mas esse local não esta som nessa gestão. Nossa meta para 2016 é ampliar em 8 a 10% o tratamento de esgoto no município, fazendo com que, em 3 anos, cerca de 80% das residências possuam seu esgoto tratado.
CM: Como está a previsão para abastecimento de água e tratamento de esgoto para a temporada?
T.R: No ano passado ampliamos a reserva de água bruta de 230 milhões de litros para 290 milhões, o que fez com que não faltasse água no município na última temporada. Estamos fazendo melhorias e reformas nos filtros de estação de tratamento, manutenção preventiva em todas as bombas do sistema de água, e no sistema de esgoto já estamos indo para a quarta elevatória, que estamos ampliando a capacidade de bombeamento. Ano passado finalizamos uma grande obra para o aumento da capacidade de tratamento de esgoto. Então estamos muito seguros, salvo algo não previsível, para bem atender turistas e moradores. Temos a expectativa de atender quase o mesmo que o ano passado. Janeiro de 2015 foi o ano quem mais se produziu água em Itapema historicamente, pois foi recorde o aumento da população também e mesmo assim passamos a temporada sem falta de água. Manteremos esse patamar.