Notícias

ITAPEMA RECEBEU EM 2019 UM DOS MAIORES INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO DE SANTA CATARINA

ITAPEMA RECEBEU EM 2019 UM DOS MAIORES INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO DE SANTA CATARINA

Com a emissão de debêntures de R$100 milhões, obras da Conasa Águas de Itapema ampliaram resevação e produção água tratada, coleta e tratamento de esgoto

Durante o ano de 2019, a Conasa Águas de Itapema realizou na cidade um dos investimentos mais significativos em saneamento básico no Estado de Santa Catarina. Após a captação de 100 milhões de reais com a emissão de debentures incentivadas da Companhia Águas de Itapema, a empresa realizou obras nos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgoto que tornarão o município referência nacional.

A capacidade de produção de água tratada foi ampliada em mais 125 litros por segundo com a construção de mais uma estação de tratamento, permitindo que Itapema alcance a produção de 700 litros por segundo. A reservação de água bruta em lagoas atingiu 500 milhões de litros, 210 milhões de litros a mais do que em 2018.

O sistema de distribuição de água também foi amplificado com a implantação de novas adutoras em vários bairros da cidade, trazendo melhorias no fornecimento de água para evitar as baixas pressões em épocas de alto consumo. Micros e macros medidores para controle e diminuição do índice de perdas na distribuição da água foram instalados, e mais de 11 mil hidrômetros substituídos por modelos mais precisos, o que corresponde a 75% das ligações de água do município. 

A coleta de esgoto está sendo significativamente ampliada com a construção de mais 37 quilômetros de rede coletora, abrangendo os bairros Jardim Praia Mar e Morretes. Em 2019, 33 quilômetros ficaram prontos e o restante está sendo finalizado nesses primeiros meses de 2020. Com as entregas de Estações Elevatórias, os imóveis dos dois bairros começaram a ser liberados para a conexão às redes coletoras, o que fará com que Itapema avance em 2020 dos atuais 74% para 90% em tratamento de esgoto, posicionando-se na elite das cidades brasileiras.

A Estação de Tratamento de Esgoto Morretes também está sendo ampliada e ganhará novas tecnologias até abril de 2020, o que elevará a capacidade atual de tratamento de 250 litros por segundo para 450 litros por segundo, e já contará com infraestrutura preparada para as futuras expansões que atendam ao crescimento do município.

Outros investimentos envolveram o Centro de Controle Operacional (CCO) com a instalação de novas tecnologias que permitem a operação das unidades remotamente, trazendo mais segurança e agilidade em todo o processo de distribuição de água e de tratamento de esgoto em Itapema.