Tecnologia traz maior eficiência na remoção da matéria orgânica
As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Morretes estão em ritmo acelerado para a implantação de novas tecnologias de operação que trarão maior eficiência ao tratamento dos efluentes.
A ETE Morretes já conta com um novo sistema de Pré-Tratamento em operação totalmente automatizado, responsável pela remoção de sólidos grosseiros, areia, óleos e gorduras, o que proporciona um efluente com melhor qualidade para as próximas etapas do tratamento.
Em obras estão os sistemas de lodos ativados, decantação, desidratação de lodo e desinfecção. O sistema de lodo ativados apresenta elevada eficiência na remoção de matéria orgânica, sendo a decomposição acelerada realizada por bactérias aeróbias.
Após essa etapa, o efluente passará pelo sistema de decantação onde a parte sólida – lodo em excesso - é separada da parte líquida e direcionado para tratamento específico em um novo sistema de desidratação. Já a parte líquida, formada pelo esgoto tratado, seguirá para o sistema de desinfecção, retornando posteriormente ao meio ambiente.