Notícias

ETE MORRETES IMPLANTA NOVO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO

ETE MORRETES IMPLANTA NOVO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Tecnologia traz maior eficiência na remoção da matéria orgânica

As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Morretes estão em ritmo acelerado para a implantação de novas tecnologias de operação que trarão maior eficiência ao tratamento dos efluentes.

A ETE Morretes já conta com um novo sistema de Pré-Tratamento em operação totalmente automatizado, responsável pela remoção de sólidos grosseiros, areia, óleos e gorduras, o que proporciona um efluente com melhor qualidade para as próximas etapas do tratamento. 

Em obras estão os sistemas de lodos ativados, decantação, desidratação de lodo e desinfecção.  O sistema de lodo ativados apresenta elevada eficiência na remoção de matéria orgânica, sendo a decomposição acelerada realizada por bactérias aeróbias.

Após essa etapa, o efluente passará pelo sistema de decantação onde a parte sólida – lodo em excesso - é separada da parte líquida e direcionado para tratamento específico em um novo sistema de desidratação. Já a parte líquida, formada pelo esgoto tratado, seguirá para o sistema de desinfecção, retornando posteriormente ao meio ambiente.