Notícias

TRATAMENTO DE ESGOTO EM SALTO, REALIZADO PELA CONASA, OBTÉM NOTA MÁXIMA EM RANKING NACIONAL

TRATAMENTO DE ESGOTO EM SALTO, REALIZADO PELA CONASA, OBTÉM NOTA MÁXIMA EM RANKING NACIONAL

Município é avaliado como um dos 20 melhores do Brasil pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES)

O ranking ABES da Universalização do Saneamento 2018, divulgado no dia 29 de março deste ano, anunciou as cidades brasileiras com melhor desempenho rumo à universalização do saneamento básico, para o qual a Lei do Saneamento e do Plano de Saneamento Básico (Plansab) preveem metas a serem atingidas por todos os municípios até 2033.

Com base nos últimos números disponibilizados por quase dois mil municípios ao Sistema Nacional e Informações de Saneamento, a cidade de Salto se posicionou entre as mais eficientes do País. Presente na principal categoria do ranking, ‘Rumo à Universalização’, a de pontuação mais alta, Salto alcançou o 19º lugar entre os 234 municípios de grande porte - com mais de 100 mil habitantes - avaliados na pesquisa.

A pontuação média da categoria, formada somente por municípios das regiões Sul e Sudeste, foi de 496,05 pontos, sendo que apenas 29 municípios avaliados estiveram acima da meta de 489 pontos da categoria. Da região Sudeste são 23 municípios e, entre estes, Salto está na 14º posição. Para a classificação do ranking foram avaliados indicadores de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos.

O tratamento do esgoto, realizado pela CONASA Sanesalto, recebeu pontuação máxima (100 pontos), assim como coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos. Os serviços municipais de abastecimento de água e coleta de esgoto alcançaram, respectivamente, 98% e 97,31%.

Em novembro de 2018, a CONASA anunciou o alcance do índice de 98% de tratamento de esgoto, serviço inexistente até 2007. Os investimentos proporcionados pela chegada da Companhia à cidade há quase 12 anos resultaram na construção da Estação de Tratamento com sistema terciário e de 11 Elevatórias, posicionando a cidade na elite dos municípios brasileiros em saneamento básico.