Notícias

PALESTRA DA URBELUZ É DESTAQUE NO IP’18

PALESTRA DA URBELUZ É DESTAQUE NO IP’18

Organizado pela Radar PPP, evento é o principal do país na discussão dos rumos da iluminação pública no país

A Urbeluz Energética foi convidada para participar do IP’18, realizado em São Paulo no mês de maio, no painel que indagava: “PPPs de iluminação pública servem para qualquer município? ”. O objetivo foi discutir e entender como se dá a viabilidade de projetos de PPPs em cidades de pequeno porte.

Cláudio Ramos, diretor financeiro da Urbeluz, que representou a Companhia no painel, enfatizou a relevância da adequação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública para estruturar PPPs por meio de Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs), já que, muitas vezes, a arrecadação é insuficiente, ou mesmo inexistente, para viabilizar o pagamento da contraprestação e do consumo de energia da IP. Outro desafio, segundo ele, é a falta de informações detalhadas sobre os ativos de iluminação pública e sobre o consumo de energia, além de deficiências na estrutura de garantias ao contrato de PPP de Iluminação Pública.

“A PPP de IP é considerada uma nova modalidade de negócio no mercado de eficiência energética e iluminação pública, tendo surgido em consequência do barateamento dos equipamentos dotados de tecnologia LED que permitiram a obtenção de retornos financeiros adequados por meio da economia de energia elétrica e da redução de manutenção”, avaliou.

Mas, segundo Ramos, investir em PMIs faz sentido nos municípios onde já existe arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública suficiente para custear a PPP de IP. “Caso contrário, a perspectiva de retorno associado ao investimento na elaboração do PMI é desfavorável.  O lançamento do PMI tem de ser acompanhado das informações básicas e suficientes para a realização do projeto sem que os desenvolvedores dos estudos incorram em despesas elevadas”, afirmou.