Notícias

INVESTIMENTOS GARANTIRAM ÁGUA NO VERÃO DE 2015

INVESTIMENTOS GARANTIRAM ÁGUA NO VERÃO DE 2015

Obras e ações operacionais maximizaram a segurança dos sistemas

Os investimentos realizados pela Conasa Águas de Itapema em 2014 garantiram o fornecimento de água para todo o município no alto verão de 2015 e durante toda a temporada, mesmo Itapema registrando demanda superior por água em relação ao ano de 2013. Nas semanas de grande concentração de turistas – entre Natal e Ano Novo – não faltou água. Só para se ter uma ideia, o volume produzido de água no mês de dezembro do ano passado foi de 627.228 metros cúbicos, quantidade 8% maior que o mesmo período de 2013 quando o volume de água registrado foi de 580.487 metros cúbicos. O planejamento realizado pela Conasa e acordado com a FAACI – Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema, foi totalmente cumprido.

 

Entre os investimentos realizados pela Companhia estiveram o aumento da lagoa de reservação de água bruta que passou a ter capacidade de acumulação de 290 milhões de litros; implantação da terceira adutora para o Bairro Meia Praia; substituição de 3,5 quilômetros de redes de distribuição no bairro Meia Praia; implantação de floculação e decantação na Estação de Tratamento de Água no bairro Ilhota; ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Morretes; e substituição de bombas nas estações elevatórias para aumento da capacidade de bombeamento de esgoto.

 

Ações operacionais como a realização de testes de operação em carga máxima em todas as estações de tratamento de água, elevatórias, bombas de recalque e adutoras nos meses de outubro e novembro, implantação de grupos geradores de energia em todas as unidades operacionais e realização de manutenções preventivas e corretivas em todas as instalações eletromecânicas, além da ação da FAACI de fechar os chuveiros da praia durante o período de maior consumo, maximizaram a segurança operacional e minimizaram possibilidades de falta de água ou de problemas com tratamento de esgoto nesta  temporada.

 

“Todas estas ações refletiram diretamente no bom resultado obtido nas semanas de Natal e Réveillon, em que foi registrado um consumo muito maior de água se comparado aos últimos anos e, consequentemente, uma demanda de tratamento de esgoto também superior aos já registrados no município. Nossas equipes trabalharam ininterruptamente para garantir os bons resultados á alcançados na temporada”, destaca Tiago Eyng, superintendente de operações da Conasa Águas de Itapema.

 

Manutenções Preventivas

 

Os investimentos nas ações operacionais da Conasa são contínuos. Neste ano, a rede de esgoto no centro de Itapema está sendo ampliada em cerca de 1,5 quilômetro com a substituição de duas bombas na Estação Elevatória da Rua 205, e ampliação da Estação Elevatória da Rua 133. Manutenções preventivas também estão sendo realizadas nos filtros das Estações de Tratamento de Água (ETA) dos bairros Morretes e Areal e no decantador da ETA do bairro Ilhota. Todas as unidades de distribuição de água e de recalque de esgoto passarão por testes de carga máxima visando à preparação do abastecimento para os períodos de maior consumo.