Notícias

INVESTIMENTOS DO GRUPO CONASA RESULTAM NA PRIMEIRA PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 100% EXECUTADA NO BRASIL

INVESTIMENTOS DO GRUPO CONASA RESULTAM NA PRIMEIRA PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 100% EXECUTADA NO BRASIL

Caraguatatuba está sendo considerada case nacional em iluminação e benchmark para outras cidades do país; Qualidade e rapidez na prestação de serviços são destacados pela Prefeitura Municipal; Evento no dia 20 de março, com palestra do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki apresenta de projeto piloto para Cidade Segura

A Estância Balneária de Caraguatatuba foi a primeira Parceria-Público-Privada de iluminação pública do Estado de São Paulo e a segunda do país. Firmada em 2015 pelo Grupo CONASA Infraestrutura por meio da Urbeluz Energética, e pela Fortnort Engenharia e Desenvolvimento Ambiental, a PPP, que deu origem à Concessionária Caraguá Luz, é a primeira no Brasil 100% executada.

Os resultados serão apresentados no dia 20 de março, às 19 horas, no Teatro Mário Covas, durante o evento “Iluminando o Futuro das Cidades”, realizado pela Prefeitura Municipal e pela Concessionária. Neste dia também será apresentada a operação de um projeto piloto de monitoramento da segurança pública por meio de câmeras de alta resolução instaladas em postes de iluminação.

Todos os investimentos previstos pela PPP foram concluídos nos três primeiros anos de contrato com a modernização de 19.987 pontos de iluminação pública, meta ultrapassada em outubro de 2018 com a instalação de 20.521 luminárias com tecnologia LED, e evoluída em dezembro para 20.800 pontos de luz, instalados em todos os bairros da cidade. Deste montante, 2.962 foram novos pontos de luz.

“Hoje, as PPPs são de vital importância para as administrações públicas, pois além de se configurarem como uma solução ao problema da escassez de recursos públicos para investimentos em infraestrutura, elas têm atuado de forma a melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. A resposta é sempre rápida, o que propicia a credibilidade da concessão junto aos cidadãos. Hoje, é nítida a comparação positiva da iluminação de Caraguatatuba com cidades vizinhas. Mais iluminada e mais segura, transmitimos mais segurança para a população”, afirma o prefeito municipal, José Pereira de Aguilar Júnior.

Nos próximos dois anos a empresa deve instalar mais 6 mil luminárias LED, em locais como Morro de Santo Antônio, Morro do Camaroeiro, Estrada do Rio Claro, Golfinho, Tarumãs e no trecho da rodovia entre a Cocanha e Ubatuba, privilegiando pontos que não estavam previstos no contrato inicial, fazendo com que a cidade atinja, em breve, 100% do parque luminotécnico com tecnologia LED.

Até julho de 2019 todas luminárias LED serão monitoradas e comandadas a partir de um sistema de telegestão, o qual permitirá a instalação de novos aplicativos para se chegar a uma cidade inteligente. A redução média do consumo de energia elétrica nos projetos executados atingiu, em média, 65%, o que significa uma economia estimada em R$ 350 mil ao mês. O contrato para administração, operação e manutenção do parque de iluminação pública com a Prefeitura de Caraguatatuba segue até 2028.

Projeto piloto em Segurança Pública

Em parceria com a NEC Corporation, uma das maiores do mundo na área de videomonitoramento, o Grupo CONASA Infraestrutura está viabilizando a primeira experiência no Brasil de monitoramento da segurança pública por meio de câmeras de alta resolução instaladas em postes de iluminação.

O projeto piloto, que traz para Caraguatatuba tecnologia japonesa, será inédito no país e compreende a instalação de dez câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação e em pontos de grande concentração de pessoas e veículos. O objetivo é auxiliar na segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, reconhecimento facial e produção de dados analíticos.

“Pelo projeto piloto também vamos identificar uma série de serviços que podem ser prestados ao município e à população como rede de banda larga, câmeras de monitoramento biométrico de alta resolução, sensores de ruídos e leitura de placas de veículos, por exemplo”, afirmou Pedro Vicente Iacovino, diretor da Caraguá Luz.

As câmaras do projeto piloto, com zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real, farão a identificação de pessoas através de biometria e de veículos por meio da leitura de placas. No caso dos veículos, o objetivo é identificar carros em situação irregular e não tem a função de aplicação de multas de trânsito.

Professor da USP fala sobre iluminação e o futuro das cidades

O arquiteto e urbanista Nabil Georges Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP com experiência na área de Habitação, Planejamento Urbano e Regional, História Urbana e Meio Ambiente, fará palestra no evento sobre a temática “Iluminando o Futuro das Cidades”.

Entre os temas abordados estão Cidades Inteligentes, novas tecnologias para uma cidade melhor; Sustentabilidade e o futuro das cidades; Soluções inteligentes para enfrentar a questão dos resíduos sólidos; Cidades seguras, lazer e espaço urbano: o papel de iluminação pública; e Desafios para as cidades do futuro: habitação e mobilidade.

Sobre o Grupo CONASA

A CONASA Infraestrutura é uma holding com experiência na oferta de serviços de saneamento básico e ambiental, iluminação pública e rodovias. A Companhia atua em seis Estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Alagoas e Mato Grosso - em Parcerias e Concessões Público-Privadas desenvolvendo projetos de infraestrutura voltados a ampliar a qualidade de vida, segurança e bem-estar dos usuários e da população em geral nos diversos segmentos em que atua, impulsionando novas plataformas de investimentos em serviços essenciais para o desenvolvimento do país.