Notícias

ESGOTO COLETADO EM SALTO ATINGE ÍNDICE DE 98% DE TRATAMENTO

ESGOTO COLETADO EM SALTO ATINGE ÍNDICE DE 98% DE TRATAMENTO

Palestra com o jornalista André Trigueiro, editor do programa Cidades e Soluções da Globo News, marcou anúncio da performance do município no saneamento básico

O município de Salto, no interior de São Paulo, integra um grupo minoritário de cidades brasileiras que realizaram investimentos para alcançar a universalidade no tratamento do esgoto. Na semana passada, a Conasa Sanesalto, empresa do Grupo Conasa Infraestrutura, responsável pela operação de tratamento de esgoto na cidade desde 2007, anunciou o alcance do índice de 98%, se posicionando entre as 20 cidades do país com esta qualidade do saneamento.

Para ampliar o debate e a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, e marcar o anúncio do índice atingido no tratamento de esgoto, a Companhia convidou o jornalista André Trigueiro, atuante no jornalismo ambiental, para palestra aberta na cidade com o tema “Sustentabilidade num Mundo em Transformação”, e que contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre lideranças locais e interessados no tema, no dia 14 de novembro.

Trigueiro disse se sentir honrado por estar numa cidade que representa a minoria. “Se fosse morador de Salto, teria orgulho de morar em um município que fez a tarefa de casa”, afirmou. Ele reforçou a necessidade de políticas públicas para revitalizar o Brasil. “A gente muda o mundo com atitude. Não adianta ficar no discurso. O que muda o mundo é o legado. Ou a gente faz diferente ou fica brincando de falácia da boca pra fora”, ressaltou.

O presidente da Conasa Infraestrutura, Mário Vieira Marcondes Neto, lembrou que os investimentos começaram em 2007, época em que o esgoto era coletado e jogado in natura no Rio Tietê. “Salto fez uma tarefa significativa num país onde o saneamento básico não avança. A situação do Brasil é ruim e se continuar a persistir investimentos na proporção atual, levaremos séculos para que toda a população tenha acesso ao saneamento básico”, salientou.

O prefeito municipal, José Geraldo Garcia, destacou a importância do Rio Tietê para a cidade. “Salto nasceu, cresceu e se desenvolveu por conta da existência do Tietê. O alcance deste índice no tratamento de esgoto mostra que estamos zelando pelo Rio e contribuindo para um Tietê cada vez melhor”, afirmou.

Durante a palestra, Trigueiro evidenciou o quanto as escolhas das pessoas estão sendo determinantes na qualidade de vida do Planeta. “Não é possível imaginar um mundo em paz com os atuais índices de depredação do capital natural. Historicamente, os problemas mundiais são causados por problemas climáticos extremos. As civilizações somem do mapa a partir do momento que não são mais sustentáveis”, alertou.

Segundo ele, são as condições ambientais que determinam a condição civilizatória. “Cenários de escassez geram tensão que podem descambar para o colapso, para a violência, para o esgarçamento das regras de convivência. Mudança do clima gera fome, desabrigados e produzem refugiados ambientais”, reforçou.