Notícias

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA INICIA RECADASTRAMENTO / GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS NA CIDADE

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA INICIA RECADASTRAMENTO / GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS NA CIDADE

Dados poderão orientar ações de melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, e abastecimento de água do município

A partir do dia 5 de setembro e até fevereiro de 2017, a Conasa Águas de Itapema irá realizar o recadastramento / georreferenciamento de imóveis no município com o objetivo de levantar informações que possam auxiliar na orientação de ações importantes de melhorias nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, e no abastecimento de água. 

Durante a visita de agentes da Companhia serão atualizados os dados cadastrais de moradores e o tipo de imóvel, observados o tipo e as condições da ligação de água e de esgoto, os dados e condições do hidrômetro, e a quantidade de moradores no domicílio. 

As visitas vão abranger as cerca de 40 mil economias de água de Itapema e serão realizadas durante as semanas, em horário comercial. O recadastramento / georreferenciamento dos imóveis de veraneio deverá acontecer durante a temporada de 2016/2017. 


Sobre a Conasa Águas de Itapema
A CONASA Águas de Itapema é a concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário do município de Itapema/SC desde 2004. Neste período, cidade recebeu investimentos para a implantação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, elevando o índice de tratamento de 0% em 2004 para mais de 60% em 2015, e para as obras que sanearam o problema de falta de água que se repetia durante as temporadas de verão.

Até o final da Concessão, a cidade receberá mais investimentos. Para o sistema de água estão previstos o aumento da reservação de água bruta e de água tratada, implantação de novas adutoras e redes de distribuição, aumento da capacidade de tratamento de água nas estações, substituição de hidrômetros, controle de perdas, entre outros, com o objetivo de garantir o abastecimento contínuo de água nas temporadas de veraneio. 

Em relação ao esgotamento sanitário, está prevista a ampliação da rede coletora de esgoto, que passará a ter aproximadamente 150 quilômetros, atingindo a 90% de atendimento à população urbana de Itapema, além da ampliação da capacidade da ETE em Morretes. 

Atualmente, todo o bairro Centro está recebendo tubulações para a coleta de esgoto, o que vai totalizar 17 quilômetros de rede até o final de 2016. Nos próximos quatro anos, os investimentos vão elevar de 60% para 85% o atendimento de coleta e tratamento de esgoto no município.