Notícias

COM AUMENTO DE 35% DE TURISTAS, SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DEMONSTRAM EFICIÊNCIA

COM AUMENTO DE 35% DE TURISTAS, SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DEMONSTRAM EFICIÊNCIA

Sistemas de água e esgoto demonstram o preparo e a eficiência para atendimento a moradores e turistas

Itapema está sendo considerada o município com maior crescimento no número de turistas em relação à temporada anterior, de acordo com levantamento do consórcio Costa Verde & Mar que reúne cidades do Litoral, de Balneário Piçarras a Bombinhas. A média do crescimento nessas cidades tem sido de 30%. Mas em Itapema a quantidade de turistas subiu 35% nessa primeira quinzena de janeiro. Mesmo com a alta demanda no consumo, os sistemas de água e esgoto demonstram o preparo e a eficiência para atendimento a todos os moradores e turistas da cidade.

Desde 2004, quando a CONASA - Águas de Itapema começou a operar no município, somaram-se investimentos que ultrapassam a R$ 140 milhões. Os recursos aplicados às necessárias e importantes melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade beneficiaram Itapema com o melhor serviço de água e saneamento em Santa Catarina.

Atualmente, as Estações de Tratamento de Água em Itapema possuem capacidade para tratamento de cerca de 50 milhões de litros por dia, atendendo 100% da população urbana do município com água de qualidade. Em 2004 a vazão máxima de água era de 141 litros por segundo. Hoje é de 573 litros por segundo, com sete pontos de captação em mananciais superficiais.

Até 2004, a capacidade de reservação de água bruta do sistema de abastecimento em Itapema era de aproximadamente 350m³. A Companhia ampliou a capacidade de armazenamento para 290 milhões de litros com a implantação de duas lagoas de acumulação de água bruta.

O sistema de esgotamento sanitário abrange hoje mais de 80% da população do município - fixa e flutuante. Até 2004 não havia rede coletora, interceptores, emissários, estações elevatórias e estação de tratamento em Itapema. O esgoto gerado pelas atividades residenciais, comerciais, públicas e industriais eram lançados sem tratamento nos corpos hídricos. Foi a partir do trabalho da CONASA – Águas de Itapema que se iniciou o processo para o correto esgotamento sanitário do município, garantindo significativa melhoria na qualidade de vida dos habitantes e do meio ambiente.