Notícias

CONASA INICIA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DE ÁGUA TRATADA EM ITAPEMA

 CONASA INICIA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DE ÁGUA TRATADA EM ITAPEMA

Obras no bairro Meia Praia iniciam nesta quarta-feira (02)

A Conasa Águas de Itapema inicia nesta quarta-feira (02) obras para implantação de 2,5 mil metros de adutora de água tratada no bairro Meia Praia. O investimento trará melhorias para a distribuição de água no bairro e está planejado para atender ao crescimento de Itapema. As obras iniciam pelas ruas 308, 2ª avenida, 288, 3ª avenida e 254 A.

Neste ano, várias obras relacionadas ao sistema de abastecimento de água vêm sendo realizadas pela Companhia. Entre elas estão o desassoreamento e ampliação da reservação de água bruta nas lagoas de acumulação; instalação de controles de vazão de água na captação da água bruta; melhorias na rede de distribuição de água no bairro Ilhota; reforço na distribuição de água nos bairros Meia Praia, Alto São Bento e Jardim Praiamar; e ampliação da capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morretes, além da substituição de 11 mil hidrômetros, abrangendo mais de 70% dos imóveis de Itapema.

O sistema de abastecimento de água, que já tem uma produção diária de 50 milhões de litros de água tratada em cinco estações de tratamento, contará com mais uma ETA com capacidade de produzir 125 litros por segundo e com novos reservatórios de água tratada com capacidade de armazenagem de 7 milhões de litros, que se somam à capacidade atual de armazenagem de 9 milhões de litros. Os investimentos também ampliarão a capacidade de reservação de água bruta das lagoas de acumulação, iniciativa que permite segurança à operação de abastecimento em períodos de longa estiagem.

As melhorias e a ampliação do sistema de distribuição de água estão dimensionadas para atender ao crescimento e desenvolvimento do município. Nas últimas temporadas de verão a cidade se destacou por ser uma das únicas a não ter problemas de entrega de água aos moradores e turistas. Somente neste ano, a Companhia está destinando R$ 100 milhões para obras envolvento tanto o sistema de tratamento de água como a expansão da rede coletora de esgoto. Em 2020, Itapema alcançará o índice de 90% em tratamento de esgoto após a implantação de mais 37 km de rede coletora em execução nos bairros Jardim Praiamar e Morretes.